renderizacao

O que é a Renderização?

Logo 35mm

O  que visualizamos no grande ecrã  é fruto do trabalho de profissionais que têm um bom domínio de diferentes questões técnicas que lhes permite moldar o produto final. Neste artigo explicaremos a importância de renderizar um vídeo  no processo de edição.

Se estiver interessado neste assunto, não hesite em obter informação profissional com o nosso curso de edição e pós-produção de vídeo.

 

Renderização: Explicação técnica

Explicar o que é a renderização não é algo simples. Trata-se de um processo bastante técnico relacionado com a exportação de produtos audiovisuais.

A renderização é um processo pelo qual se obtém o produto final de um processamento digital.

A definição técnica define o renderizado como o processo de geração de uma imagem ou objeto a partir de um modelo já existente. Pode ser um pouco complexo visualizar com estas palavras, por isso tentaremos explicar com um exemplo.

 

Renderização: Aplicação prática

Imaginemos  um videoclipe gravado com uma câmara onde a imagem e o áudio são capturados. Quando chegar o momento de o editar, queremos modificar diferentes parâmetros tais como: cor, iluminação ou até mesmo incluir alguns efeitos visuais. Os programas de edição e pós- produção estão preparados para incluir todos os elementos necessários nos clipes. Mas o que irá acontecer caso queiramos exportar o vídeo?

Para que todas as alterações fiquem gravadas corretamente e, de preferência, de forma comprimida, teremos que renderizar o produto.

Em suma, a renderização permite-nos guardar as alterações feitas e transferi-las para o resultado final.

 

A importância da renderização

Agora que sabe o que é renderizar um vídeo, deve compreender também a sua importância. A renderização é um processo técnico sem o qual não seríamos capazes de terminar por completo os nossos trabalhos audiovisuais.

Se não renderizar um produto vídeo, vai correr o risco de o exportar com erros gráficos e sonoros.

A importância da renderização reside no seu resultado final. Exportar um vídeo sem renderizar de antemão pode causar erros gráficos ou até mesmo alterações no processamento de imagens e vídeos conjuntos.

 

A renderização é um processo demorado?

Embora a renderização de um vídeo seja simplesmente premir um botão criado para essa opção na maioria dos softwares, é um processo que pode ser demorado, pode até mesmo demorar horas. Sobretudo se estivermos a falar de produtos audiovisuais mais pesados, tais como longas metragens.

Grandes empresas de produção audiovisual como a Pixar e Disney utilizam equipamentos diferentes para realizar o processo de renderização de um filme.  Se utilizassem apenas o computador, o processo demoraria meses ou até mesmo anos.

Na renderização, não vamos só terminar de fixar e adaptar as alterações no produto inicial, mas também vamos adaptar o produto para um formato mais comprimido.

 

Carregar os vídeos para a web

Na era dos criadores de conteúdos digitais é mais do que necessário dominar todas as técnicas básicas de edição de vídeo de modo a poder partilhar conteúdos na web.

A renderização de vídeos é essencial se quisermos partilhar produtos nas redes sociais, uma vez que temos que definir alterações e adaptar-nos a todas medidas e tamanhos requeridas por cada site. Caso contrário o nosso produto não será visualizado.

 

O que é a Renderização de um vídeo animado?

As animações 2D e 3D beneficiam enormemente dos processos de renderização. Pois desta forma é possível trabalhar em diferentes camadas e criar modelos de animação mais realistas.

A renderização é utilizada para incluir texturas, introduzir sombras ou adicionar qualquer outro efeito às diferentes camadas.

Renderizar um vídeo animado é um processo habitual e todos os técnicos de edição de vídeo devem estar familiarizados com ele. Ajudá-lo-á a alcançar resultados muito melhores e mais profissionais.

 

O que é  a Renderização em outros campos?

A renderização não é apenas usada para trabalhar em vídeo, mas é um processo também utilizado na fotografia. Seguindo a mesma lógica, podemos falar de edição fotográfica, onde é necessário um processo para combinar as diferentes alterações introduzidas e criar uma versão final completa e equilibrada.

Se numa fotografia ou composição visual trabalharmos com diferentes camadas, ao renderizar a imagem obteremos uma única camada final onde tudo aquilo em que trabalhámos nos diferentes níveis é agrupado.

 

Torne-se um editor profissional de vídeo

Já tem as informações para compreender o que significa a renderização de um vídeo, mas se estiver à procura de uma formação mais completa para colocar estes processos em prática. A formação será fundamental para melhorar as suas competências.

Na Escola 35mm temos um curso de edição e pós-produção de vídeo que lhe permitirá aprender tudo o que precisa para se aperfeiçoar na edição nos seus diferentes processos.

 

Professores experientes

A nossa equipa docente é composta por profissionais com experiência na edição e pós-produção de vídeos de produtos audiovisuais. Acompanhá-lo-ão ao longo da sua formação explicando-lhe o conteúdo e dando-lhe as ferramentas para crescer enquanto profissional.

 

Um programa de estudos focado na realidade do mercado de trabalho

O programa do curso de edição e pós-produção de vídeo foi concebido para que os alunos recebam a teoria mas com uma abordagem mais prática possível, para que estejam prontos para trabalhar como editores profissionais.

 

Possibilidade de realizar estágio

Com esta formação terá a possibilidade de realizar até 300h de estágios em empresas relacionadas com a edição de vídeo. A melhor maneira de entrar em contacto com a realidade do mercado de trabalho.

Reserve o seu lugar

De que está à espera para iniciar a sua formação profissional como editor de vídeo? Reserve agora o seu lugar no curso de edição e pós-produção de vídeo e seja um editor profissional.

 

Símbolo para trás, pause e para a frente

Curso de Edição e Pós-produção de vídeo

  • Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Fora do guião

Descobre toda a atualidade da indústria audiovisual à base do click.

edição de vídeo

Como conseguir clientes para trabalhos de Edição e Pós-Produção de Vídeo

No mundo digital de hoje, o vídeo é uma ferramenta poderosa para conectar-se com públicos, transmitir mensagens e alcançar objetivos.

Ler mais
A colaboração entre o editor de vídeo e outros profissionais criativos

A colaboração entre o editor de vídeo e outros profissionais criativos

Num projeto audiovisual, a magia não nasce da solidão dos talentos, mas sim da união de diversas habilidades criativas. Este

Ler mais
Produção audiovisual

Onde estudar Produção Audiovisual?

No dinâmico e sempre evolutivo campo da produção audiovisual, a formação especializada não é apenas algo diferenciador, mas uma necessidade.

Ler mais